top of page

Minha dor de cabeça não passa com dipirona e paracetamol, devo ficar preocupado(a)?

Quem nunca teve aquela dor de cabeça chata de todo dia? Quantas vezes você procurou o médico por conta de uma dorzinha que melhorava quando tomava uma dipirona? Com certeza foram poucas. 

Mas, existem algumas situações para dores de cabeça que merecem especial atenção e, sem dúvidas, uma delas é a dor não melhorar com o uso de analgésicos simples (dipirona e paracetamol). Dizemos que isso é um tipo de sinal de alarme das dores de cabeça e, com certeza, devemos procurar um motivo para elas estarem acontecendo.

Se você sofre de dores de cabeça de ocorrência diária ou semanal, usa dipirona ou paracetamol que aliviam a dor mas não a resolvem por completo, é muito importante que procure um médico neurologista para se fazer uma avaliação completa do quadro. Isso porque, os analgésicos comuns, tem dois grandes problemas:

  • Eles podem "mascarar" dores mais importantes que teriam tratamento totalmente diferente. Por exemplo, existem algumas dores de cabeça que os tratamentos envolvem remédios como carbamazepina. Se você tiver esta dor e usar dipirona nos momentos de crise, a sua dor será aliviada, mas precisará tomar um novo comprimido quando ela voltar. Isso gera uma situação de uso de vários comprimidos ao longo do dia, o que poderia ser resolvido com um tratamento diferente.

  • Usar analgésicos comuns de repetição pode "mudar" o jeito da sua dor de cabeça. Existe um tipo de dor que chamamos de "cefaleia associada ao abuso de analgésicos", que acontece justamente quando o paciente usa mais de 3 ou 4 comprimidos de dipirona ou paracetamol por semana. É aquela famosa dor que "melhora mas não passa completamente". Quanto mais tempo levarmos para identificar e tratar essa dor, mais difícil esse tratamento será. Portanto, é importante que essa abordagem seja feita de modo preciso e precoce.

Portanto, se suas dores de cabeça não passam ou não se resolvem por completo com uso dos analgésicos comuns, ou ainda você precisa usá-los 3 ou mais vezes por semana, é recomendável que você passe com um médico neurologista para uma avaliação! Eu posso te ajudar nesta investigação, será um prazer poder te atender!


Comments


bottom of page