Essa é uma confusão muito comum que vejo nas minhas consultas. Atendo frequentemente pacientes que dizem "doutor, tenho enxaqueca desde sempre, isso me atormenta demais". E, em 5 minutos de conversa sobre como é esta dor de cabeça, chegamos juntos na seguinte conclusão: isso não é uma enxaqueca, mas uma outra cefaleia.
Então vamos tirar de vez essa dúvida com os conceitos básicos:
Cefaleia é o nome médico para "dor de cabeça". Então, todo tipo de dor de cabeça é conhecida por cefaleia, portanto, quem tem enxaqueca, doença de articulação temporo-mandibular, problemas de pescoço (coluna cervical), dores de cabeça tensionais, entre outras, possuem a queixa de cefaleia. Hoje, existem mais de 200 tipos, sendo que uma avaliação precisa é importante para diferenciar uma da outra.
Enxaqueca, por sua vez, é um tipo de cefaleia. Trata-se de uma tendência do corpo do paciente de reconhecer estímulos de um modo diferente. Ou seja, é uma pessoa que vai reconhecer uma mudança da rotina (seja uma comida nova, um perfume diferente, uma noite de sono mal dormida, um período sem atividade física, um estresse fora do comum) como algo negativo que vai se traduzir como dor de cabeça. Essa dor tem algumas características (pega um lado só da cabeça, piora com a luz, piora com som alto, pode vir acompanhada por náuseas e vômitos, dura até 3 dias) que são a "marca" da enxaqueca.
Portanto, veja, esses dois termos são coisas diferentes e tratar qualquer cefaleia como enxaqueca é um erro que deve ser evitado.
Muitas vezes, para entendermos melhor as características de sua dor de cabeça, usamos alguns recursos como o exame físico (exames especiais como fundo de olho, palpação de pontos da cabeça) e exames de imagem (ressonância magnética de crânio com angiorressonância magnética arterial e venosa), que ajudam a diferenciar uma cefaleia da outra. Portanto, a dor de cabeça deve ser avaliada por uma pessoa com experiência na área, para que se evitem erros diagnósticos e tratamentos desnecessários. Como médico neurologista, será um prazer te ajudar a enfrentar este problema de saúde!
Comments