Especialista em doenças neuromusculares
A Neurologia é uma área da medicina que envolve várias subespecialidades. Sabemos que o sistema nervoso pode ser didaticamente dividido em sistema nervoso central (cérebro, medula, coluna) e sistema nervoso periférico (nervos e músculos).
Cabe ao especialista de doenças neuromusculares o cuidado do sistema nervoso periférico. Essa área nada mais é que a ligação entre as funções de cérebro e medula espinhal (que comandam os movimentos) até a região da pele (que trará a sensibilidade), dos órgãos (que chamamos de sistema autonômico) e dos músculos (que fazem os movimentos).
Mas, do que o especialista em doenças neuromusculares cuida?
Cuidamos de muitas queixas, que podem estar localizadas em várias partes do corpo (mãos, pés, pernas, braços): fraqueza muscular, formigamentos, sensação de choque ou queimação, movimentos involuntários (como sensações de “carne pulando no corpo”), dificuldade em engolir, engasgos e alguns sintomas que vão e voltam (vista dupla, queda de pálpebra, dificuldade da fala, entre outros). Cabe a um neurologista especialista e experiente na área saber identificar o seu problema e propor o seu melhor tratamento.
Quais são as principais doenças dessa especialidade?
Tratamos de algumas das doenças mais comuns da neurologia, bem como algumas das mais raras. Aqui estão alguns exemplos na tabela a seguir: