top of page

Especialista em doenças neuromusculares

               A Neurologia é uma área da medicina que envolve várias subespecialidades. Sabemos que o sistema nervoso pode ser didaticamente dividido em sistema nervoso central (cérebro, medula, coluna) e sistema nervoso periférico (nervos e músculos).

             Cabe ao especialista de doenças neuromusculares o cuidado do sistema nervoso periférico. Essa área nada mais é que a ligação entre as funções de cérebro e medula espinhal (que comandam os movimentos) até a região da pele (que trará a sensibilidade), dos órgãos (que chamamos de sistema autonômico) e dos músculos (que fazem os movimentos).

Mas, do que o especialista em doenças neuromusculares cuida?

              Cuidamos de muitas queixas, que podem estar localizadas em várias partes do corpo (mãos, pés, pernas, braços): fraqueza muscular, formigamentos, sensação de choque ou queimação, movimentos involuntários (como sensações de “carne pulando no corpo”), dificuldade em engolir, engasgos e alguns sintomas que vão e voltam (vista dupla, queda de pálpebra, dificuldade da fala, entre outros). Cabe a um neurologista especialista e experiente na área saber identificar o seu problema e propor o seu melhor tratamento.

Quais são as principais doenças dessa especialidade?

Tratamos de algumas das doenças mais comuns da neurologia, bem como algumas das mais raras. Aqui estão alguns exemplos na tabela a seguir:

Polineuropatias

Grupo de doenças que comprometem os nervos mais compridos do corpo, geralmente trazendo sintomas de formigamento, dor neuropática e fraqueza. Exemplo: polineuropatia diabética

Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA)

Doença que acomete exclusivamente a parte motora do corpo, gerando sintomas importantes como fadiga, fraqueza, atrofia (emagrecimento do músculo) e fasciculações (sensação de “carne pulando”).

Miastenia Gravis

Doença em que se tem fraqueza da conexão entre o nervo e músculo, gerando sintomas como vista dupla, dificuldade de engolir, fraqueza ao final do dia, queda da pálpebra.

Ganglionopatia

Doença do nervo sensitivo que gera muitos desequilíbrios, quedas e formigamentos pelo corpo. Trata-se de uma doença que merece especial atenção para suas causas reversíveis!

Distrofia Muscular de Duchenne e Becker

Trata-se de dois exemplos de doenças musculares (miopatias) de causa genética. Uma das principais representantes deste grupo, é uma doença que se inicia na infância com perda muscular importante em membros, especialmente nas pernas. 
 

Atrofia Muscular Espinhal (AME)

É uma das doenças mais faladas hoje na mídia, devido ao tratamento genético, descrita como do “remédio mais caro do mundo”. É uma doença de comprometimento motor que, quanto mais cedo iniciado o seu tratamento, melhores e mais espetaculares são seus resultados.

Mononeuropatias múltiplas

Variante de polineuropatias, estas doenças incluem problemas de saúde como doenças infecciosas (como hanseníase) e auto-imunes.
 

Mononeurites

Uma das causas mais comuns de doenças neuromusculares, destacando-se a neuropatia do ulnar, síndrome do túnel do carpo e neuropatia do fibular na cabeça da fíbula.
 

Miopatias

Doenças musculares de múltiplas causas. Desde as autoimunes (como a dermatomiosite), genéticas (como distrofias de cinturas), tóxicas e metabólicas (como as causadas por medicamentos). Uma avaliação precisa e minuciosa faz toda a diferença!

Síndrome de Guillain-Barré

Doença muito conhecida na mídia, estando relacionada com infecções recentes e vacinações, que servem como um gatilho para comprometimento de força e sensibilidade dos nervos do corpo. 

Polineuropatia Inflamatória Crônica Desmielinizante (CIDP)

Doença crônica que gera perda da função dos nervos da sensibilidade e da força muscular, caracterizada por episódios de idas e vindas de piora motora. Diagnóstico difícil, mas seu tratamento faz toda a diferença na qualidade de vida do paciente.

image.png
bottom of page